Sonda da NASA captura a primeira fotografia da atmosfera do Sol

Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory

Semanas depois de a sonda solar Parker da NASA ter completado a viagem mais próxima do Sol de toda a história, os dados desse voo começam a chegar à Terra, revelando a primeira fotografia da atmosfera do Sol.

A sonda fez o seu primeiro sobrevoo ao Sol entre 31 de outubro e 11 de novembro, dias em que atravessou a alta velocidade a parte mais externa da atmosfera solar, conhecida como a coroa solar. Através do seu dispositivo WISPR, a sonda Parker fotografou a partir do interior essa camada gasosa carregada de partículas de vento solar.

A agência espacial norte-americana revelou a fotografia no passado dia 12.

A fotografia acima publicada foi captada no passado dia 8 de novembro, e mostra uma espécie de “serpentina”, uma estrutura de material solar que geral cobre as áreas de maior atividade. a sua estrutura aparece claramente, evidenciando de forma clara pelo menos dois raios visíveis. Tal como nota a NASA, estes são dados nunca antes vistos.

Quando registou esta imagem, a Parker estava a aproximadamente 27,2 milhões de quilómetros da superfície do Sol. O objeto brilhante que aparece na parte central é Mercúrio – o planeta mais próximo do Sol. Já os pontos escuros são resultado de uma correção no fundo da fotografia.

A missão desta sonda, que fará a sua segunda passagem à voltado Sol em abril do próximo ano, durará até 2025. Nos próximos anos, a sonda deve completar 24 órbitas em torno do Sol aproximando-se a cerca de 3,8 milhões de quilómetros da sua superfície.

Leia também:  Começou Celulares irregulares serão bloqueados a partir de hoje em 10 estados

A NASA espera ajudar a resolver alguns mistérios sobre a atmosfera da nossa estrela, como o facto da sua atmosfera externa aquecer cerca de 300 vezes mais do que a sua superfície e o vento solar atingir velocidades tão elevadas.

A sonda da missão Parker Solar Probe foi o primeiro engenho feito pelo Homem a entrar na atmosfera do Sol, atingindo o recorde da maior aproximação ao astro. A Parker foi lançada no dia 13 de agosto a partir de Cabo Canaveral, no estado norte-americano Flórida.

ZAP // RT / Sputnik News

 

Mais Notícias:

Polícia identifica atiradores de escola em Suzano Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, 13, a polícia civil de São Paulo confirmou o nome dos dois atiradores da escola Raul Bra...
Ijuí sedia Torneio de Pássaros Silvestres Realizado no Parque Regional de Feiras e Exposições Wanderley Burmann, o evento reuniu público superior a 100 pessoas e teve mais de 80 pássaros parti...
Homem morre após choque elétrico em Coqueiros do S... Vítima utilizava o lava-jato quando, segundo familiares, recebeu o choque elétrico e veio a óbito Um homem morreu após sofrer um choque elétrico, por...
Homem morre em acidente de trânsito em Victor Grae... Vladimir Francisco de Oliveira, 35 anos, morreu em um acidente de trânsito por volta das 2h30min desta quinta-feira (31), no Km 15 da ERS 223, em Vict...

Comentários do Facebook