Connect with us

Saúde

Barreira sanitária de orientação ao coronavírus é instalada nos acessos à Horizontina

Publicado

dia

Equipes ligadas as mais diversas secretarias municipais e sob a coordenação da Secretaria da Saúde, Departamento de Defesa Civil e COES – Comitê de Enfrentamento ao Corona Vírus de Horizontina, realizam barreiras de orientação aos condutores de veículos de carga e de passeio que chegam ao município.

As pessoas são questionadas de onde vem e os objetivos da viagem, recebem folders explicativos com os cuidados que devem ter para não contrair nem repassar o Covid 19.

Quem vem de fora da nossa região, como caminhoneiros, passam por higienização dos calçados e a partir desta quarta-feira dia 25 também a desinfecção a base de iodo nos pneus.

A prefeitura adotará a partir de quinta-feira, dia 26 novas estratégias editando um novo decreto. Todos os serviços de máquinas estarão suspensos e as equipes de servidores de cada secretaria estarão em escala de plantões atendendo as demandas que se fizerem registrar voltadas a eventuais emergências em saúde. Também serão regulamentados os serviços que passam a ter proibição ou restrição de funcionamento para ampliar a rede de isolamento social.

O Governo Municipal reconhece que seus agentes e servidores também precisam se proteger e proteger suas famílias. No entanto, é ao poder público que cabe o cuidado com todas as demais pessoas que habitam uma cidade. É por essa razão que os servidores públicos da prefeitura, não podem parar.

Exceto os que fazem parte do grupo de risco, todos os demais encontram-se de sobre aviso e mesmo com os serviços não essenciais suspensos, a qualquer momento precisam estar a disposição da comunidade. Trabalharão protegidos, com cuidado e cautela, mas todos reforçarão a qualquer tempo as equipes de apoio aos profissionais da saúde.

Leia também:  Santo Ângelo e Cerro Largo lideram casos de dengue na região das missões

Hospital de Campanha

Junto ao Centro de Convivência da Terceira Idade, reformado havia poucos meses pela prefeitura, um hospital de emergência está sendo montado, onde poderão ser internados para observação os casos que não necessitam respirador, porém demandem acompanhamento médico e de enfermagem.

São 24 leitos que estão sendo instalados. O local possui climatização total, banheiros com acessibilidade, cozinha e está localizado em fácil acesso para a população.

O centro será o ponto de referência ao atendimento médico do sistema municipal de saúde nas próximas duas semanas quando precisamos vencer essa epidemia. Todos os médicos da prefeitura e as equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão se revezando para atender no local.

Nesta quinta, macas e leitos passarão a ser transferidos para o local. A prefeitura também está comprando 500 testes rápidos para identificação do Corona Vírus, para proteger e dar tranquilidade a população.

Fonte: Portal FC

Continue lendo
Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Rio Grande do Sul chega a 200 casos confirmados de coronavírus

Publicado

dia

Por

Foto: Divulgação

Novos casos estão em Canguçu, Ivoti e São Leopoldo, de acordo com informe da Secretaria Estadual de Saúde. Duas pessoas já morreram em Porto Alegre.

O Laboratório Central do Rio Grande do Sul confirmou, neste sábado (28), mais três casos de coronavírus no estado. Eles estão nas cidades de Canguçu, Ivoti e São Leopoldo.

Com os três novos, o total do estado chega a 200 pacientes. O município de Canguçu aparece pela primeira vez no boletim, totalizando 46 cidades do RS com a presença da Covid-19.

Por G1 RS

Continue lendo

Ijuí

Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) faz captação de órgãos hoje (28)

Publicado

dia

Por

HCI faz captação de órgãos

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) realizou no final da manhã de sábado, dia 28, procedimento para captação de órgãos de um homem de 53 anos que teve morte encefálica constatada na UTI adulto da instituição.

“Graças ao gesto de amor dos familiares do doador, que fizeram valer a vontade dele, manifestada em vida, foram retirados o fígado e os rins e que, agora, poderão salvar outras pessoas”, disse a médica intensivita do HCI Andrieli Cristina de Oliveira.

A captação dos órgãos, coordenada pela Central de Transplantes do Estado, foi feita pela equipe de Porto Alegre, com o apoio técnico de diversos profissionais do HCI, entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem do bloco cirúrgico e da UTI adulto.

O HCI conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes( CIHDOTT) que faz o contato com a famîlia. Neste ano, foram realizadas 3 captações.

O enfermeiro do bloco cirúrgico Humberto Salamoni explica que os procedimentos para viabilizar a captação dos órgãos iniciaram a partir da manifestação da família do doador, que de fato autoriza o procedimento. ” Neste sentido, a CIHDOTT é fundamental pois tem que ter muita sensibilidade para converdar com a famîlia”, disse o profissional.

A CIHDOTT/HCI agradece o ato solidário da família, permitindo a chance de uma nova vida para os beneficiados. De acordo com a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Camila Fetsch, o gesto dos familiares foi de muita generosidade. “As famílias precisam conversar em casa a respeito do tema, uma vez que só a família pode autorizar a doação”, finaliza a coordenadora.

Foto: HCI

Fonte: HCI

Continue lendo

Saúde

Santo Ângelo e Cerro Largo lideram casos de dengue na região das missões

Publicado

dia

Por

Em boletim atualizado às 18h00 dessa sexta-feira (27), pela coordenadoria regional de saúde, a região missioneira apresenta no momento a 165 casos da dengue, de acordo com o coordenador da 12° CRS, Iury Sommer Zabolotsky.

Em meio a toda pandemia de coronavírus no país, o município de Santo Ângelo está em alerta também em relação a dengue. Em boletim atualizado o município já registra 55 casos confirmados.
O município com o maior número de casos é Cerro Largo que atingiu 100 notificações.

Confira os números registrados até o momento na região das missões.

Cerro Largo: 100
Santo Ângelo: 55
Guarani das Missões: 4
Dezesseis de Novembro: 1
Rolador: 1
Salvador das Missões: 1
São Luiz Gonzaga: 1
São Pedro do Butiá: 1
Ubiretama: 1

Fonte: Radio Cidade SA

Continue lendo

Busca

Patrocinado
Patrocinado

Destaque

Notícias no seu WhatsApp whatsapp