Connect with us

Saúde

Imagens 3D mostram danos causados pelo coronavírus aos pulmões (VÍDEO)

Publicado

dia

© REUTERS / Yves Herman

Pesquisadores, usando um equipamento médico de realidade virtual para observar o organismo desde o interior, fizeram um vídeo para observar os danos pulmonares causados pelo coronavírus.

Segundo informou em 26 de março o portal da CNN, uma equipe de pesquisadores do Hospital Universitário George Washington, nos EUA, conseguiu produzir um vídeo 3D de pulmões gravemente infectados com o coronavírus, mostrando os danos que a COVID-19 pode causar ao corpo.

A sequência foi feita a partir de dados de um paciente de 50 anos, internado em 18 de março na UTI do hospital. O agravamento do seu estado de saúde levou os médicos a recorrer à oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO, na sigla em inglês).

Trata-se de uma técnica médica extracorpórea usada para fornecer suporte de oxigênio para o coração e pulmões a pacientes cujos pulmões estejam em colapso, depurando o dióxido de carbono e oxigenando o sangue sem recurso aos pulmões.

Para entender com precisão os danos ao tecido pulmonar, a equipe médica utilizou tecnologia de realidade virtual que lhes permitiu observar o sistema respiratório por dentro.

Danos a longo prazo nos pulmões

Segundo declarou à CNN o Dr. Keith Mortman, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica do Hospital George Washington, cerca de 20% das pessoas que contraem o coronavírus desenvolvem sintomas, mas apenas uma parte delas sofre de complicações pulmonares que requeiram assistência respiratória.

Comentando o vídeo, “há um contraste tal entre o pulmão infectado e o tecido pulmonar saudável adjacente que você nem precisa ser médico para entender essas imagens e quão sério o coronavírus pode ser”, afirmou Mortman.

Além disso, o cirurgião manifesta-se particularmente preocupado com as consequências da infecção, uma vez que os danos pulmonares podem “afetar a capacidade de uma pessoa respirar para o resto da sua vida”, concluiu.

Leia também:  Video: Veiculo colidiu em carro que estava capotado desde a tarde sobre a pista na ERS-155 Vila Santana

//Sputniknews

Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ijuí

Começa a segunda fase para ampliação do Cacon do HCI

Publicado

dia

Por

Créditos: HCI

Depois da conclusão da ampliação do serviço de Radioterapia com instalação de um novo e moderno acelerador linear, o CACON do HCI, que é referência em atendimentos oncológicos para mais de 120 municípios do interior do estado, iniciou, em março deste ano, a obra de ampliação dos serviços ambulatoriais e de quimioterapia da instituição.

 

Com o constante aumento no número de casos de câncer, a instituição, que busca sempre trabalhar para oferecer o melhor e mais tecnológico tratamento aos pacientes, iniciou a expansão do Centro, com ampliação de 700m² de área física, totalizando mais de 1.800m² destinados a oncologia, contemplando 12 consultórios médicos, 42 poltronas de aplicação de quimioterápicos, salas multiprofissionais e fluxo de acesso diferenciado à edificação.

 

O plano de obras apresentado pelo setor de Arquitetura e Engenharia da instituição está dividido em 03 etapas, sendo a segunda delas (ambulatório) prevista para finalização em setembro de 2020.
O coordenador médico do Cacon Fabio Franke fala desta importante obra.

Começa a segunda fase de ampliação do Cacon do HCI

Cacon prepara ampliação da área para dar mais conforto aos pacientesDepois da conclusão da ampliação do serviço de Radioterapia com instalação de um novo e moderno acelerador linear, o CACON do HCI, que é referência em atendimentos oncológicos para mais de 120 municípios do interior do estado, iniciou, em março deste ano, a obra de ampliação dos serviços ambulatoriais e de quimioterapia da instituição.Com o constante aumento no número de casos de câncer, a instituição, que busca sempre trabalhar para oferecer o melhor e mais tecnológico tratamento aos pacientes, iniciou a expansão do Centro, com ampliação de 700m² de área física, totalizando mais de 1.800m² destinados a oncologia, contemplando 12 consultórios médicos, 42 poltronas de aplicação de quimioterápicos, salas multiprofissionais e fluxo de acesso diferenciado à edificação.O plano de obras apresentado pelo setor de Arquitetura e Engenharia da instituição está dividido em 03 etapas, sendo a segunda delas (ambulatório) prevista para finalização em setembro de 2020. O coordenador médico do Cacon Fabio Franke fala desta importante obra.

Posted by Hospital Caridade de Ijuí on Tuesday, May 12, 2020

Fonte e video: HCI

Leia também:  Cruz-altense é internado na UTI da Unimed Ijuí com suspeita de coronavirus

Continue lendo

Ijuí

Sete casos de coronavírus confirmados em Ijuí

Publicado

dia

Por

Secretaria Municipal da Saúde confirma 7 casos de covid-19 em Ijuí, sendo um caso confirmado pelo LACEN, e 6 por teste rápido.

 

O caso que foi confirmado pelo Lacen é de um jovem que estava internado no HCI e que já foi recuperado.

Os outros casos a SMS não divulga nomes nem endereço.

Continue lendo

Ijuí

Iniciou nesta segunda-feira a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Publicado

dia

Por

Iniciou nesta segunda-feira, 11, a terceira fase da Campanha da Nacional de Vacinação contra a gripe.  Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunizações do município, Salester Ruver, a campanha tem como público-alvo: pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

 

A terceira fase da campanha será realizada até o dia 18 de maio, após essa data, deverão ser vacinados os professores e pessoas de 55 a 59 anos. Salester solicita ainda que os pais ou responsáveis pelas crianças procurem as unidades de saúde pelo turno da tarde, devido a rotina de trabalho com outros serviços  e pela maior incidência de frio pela manhã.

 

Fonte: Executivo de Ijuí

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana

Notícias no seu WhatsApp whatsapp