Reconhecimento no Dia Mundial do Doador.

O núcleo de hemoterapia do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), chamado também de Banco de Sangue, comemorou o Dia Mundial do Doador, lembrado no dia 14 de junho, quando convidou 18 dos principais doadores para receberem homenagens na instituição. A cerimônia aconteceu no auditório do HCI. “A ideia é reconhecer o belo exemplo dado e acima de tudo que sirva de incentivo para que mais pessoas venham fazer sua doação de sangue, que com certeza, vai ajudar muitas outras que precisam”, resume a assistente social do serviço Paula Kunzel. Os doadores leram mensagens deixadas por quem recebeu a doação, os pacientes. Momento de grande emoção. Os homenageados receberam um mimo personalizado, uma cuia de chimarrão, oferecido pelos patrocinadores como o Hemovita. Teve também depoimentos de familiares e pacientes. O músico Jonas da Silva, que faz tratamento quimioterápico contra uma leucemia, cantou a música “Tocando em frente” de Almir Sater e Renato Teixeira, uma forma de agradecer o apoio de doadores, muitos voluntários, que ajudam ele na luta pela vida. Outro depoimento emocionante foi da paciente Michele Prates, que acompanhada de seus pais, contou da sua luta e como os doadores de sangue são importantes para ela se manter estabilizada e vencer uma grave doença no sangue. A Andrieli Gazzana, familiar de um paciente, também agradeceu o gesto nobre de doar sangue. “ Só quem precisa, sabe o quanto é importante. Então venho aqui para agradecer de coração tudo que fizeram pelo meu pai Ermindo, que sempre encontrou guarida de tanta gente, que pra mim, são anjos da guarda”, disse emocionada.

No final do encontro, os homenageados e a equipe do núcleo de hemoterapia saborearam um delicioso café da manhã, patrocinado pela Comercial Zaffari, Adri Massas e Padaria Leal. A médica hematologista Cheila Eickoff falou em nome da equipe e em poucas palavras disse tudo. “Vocês sim podem ser chamados de heróis. Só tenho que agradecer e dizer muito obrigada”. Em função da demanda e para organizar o serviço, elaborou-se um horário de atendimento ao público mais eficiente e ágil ao doador, com a possibilidade do agendamento com hora marcada para doação de sangue, das 7:30 até 13:00 hs, de segunda a sexta-feira . “Com o horário agendado, o Banco de Sangue consegue organizar o número de doadores dia, para manter seu estoque estável, assim como, atender o doador com rapidez e qualidade”, finaliza a médica hematologista. O Banco de Sangue do HCI além das doações de sangue dispõe dos serviços de transfusões de sangue ambulatorial e sangrias terapêuticas. O contato do serviço para agendamento pode ser feito pelos telefones 55 3331-9300 ramais 9319, 9321ou 9322.

Fonte: HCI

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.