Conab aponta recorde da soja na produção gaúcha

0
357

Dados do 7º levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que a produção de soja no Rio Grande do Sul será a maior já registrada no estado. Com uma colheita prevista em 18,74 milhões de toneladas, o número supera a safra recorde de 2016/17, que ficou em 18,71 milhões de t.

“Os bons resultados vieram em função das condições climáticas positivas e de um aprimoramento tecnológico”, observa o superintendente da Conab no estado, José Bicca. “Como o Paraná sofreu alguns problemas climáticos em sua região, o Rio Grande do Sul passou à frente e deverá ser nessa safra o segundo maior produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso”, explica.

De acordo com o levantamento da Conab, outro destaque estadual é a produtividade do milho, que nessa safra deverá ser também a maior da série histórica, estimada em 7.651 kg/ha. Caso ocorra, o número representa quase 20% a mais que na safra 2017/2018. “As condições meteorológicas ocorridas no mês de março permitiram que a colheita evoluísse bastante, chegando a 69% do total cultivado no estado”, completa Bicca.

A variação positiva de 3,4% em relação à safra passada e um aumento de 7,7 milhões de toneladas garantiram um total de 235,3 milhões de toneladas alcançados na produção de grãos do país no período 2018/2019. Esta deve ser a segunda maior da série histórica.

Confira os números do 7º Levantamento – Safra 2018/19, que trazem dados de todos os principais produtos cultivados no Rio Grande do Sul e em outras regiões do país.

AU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui