CRBM realiza apresentação cultural no Acampamento Farroupilha

0
64
Créditos: CRBM

A vida e obra de João Carlos D’Avila Paixão Côrtes, foi o tema da apresentação cultural do Piquete Tropeiros do Asfalto do Comando Rodoviário da Brigada Militar, nesta segunda-feira(09/9), no Acampamento Farroupilha.

Os policiais militares do CRBM e funcionários civis representaram a indumentária gaúcha, bem como a que está na estátua do Laçador. O sargento Jefferson da Costa Albuquerque apresentou slides sobre os itens que compõem a indumentária gaúcha como o Tirador, Laço, Guaiaca, Bombacha, Lenço à meia Espalda, Camisa, Bota de Garrão de Potro, Vincha e Esporas.

A estátua do laçador foi idealizada em 1954 pelo artista Antonio Caringi, para ser o símbolo do gaúcho sendo inaugurada em 20 de setembro de 1958, no Largo do Bombeiro, seu sítio original. Em 1992 foi eleita como símbolo da cidade de Porto Alegre. Em 2007 foi transferida para o atual local do Laçador nas imediações do antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A integrante do Movimento Tradicionalista Gaúcho e coordenadora dos projetos culturais do Acampamento Farroupilha, Carolina Lucas, avaliou positivamente a apresentação do Piquete. “Participo da avaliação da apresentação cultural dos 348 piquetes do Acampamento, o CRBM vem trazendo projetos culturais cada vez mais qualificados, que abordam todo tema solicitado e trazem representações vivas da nossa história”, enfatizou Carolina.

As crianças da escolinha Bicho Carpinteiro prestigiaram a apresentação cultural do Comando Rodoviário.

Comunicação Social do CRBM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui