SARAMPO: Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda-feira (7)

0
257
Pixabay

A partir dessa segunda-feira (07), os postos de saúde de todo o Brasil começam a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A partir dessa segunda-feira (07), os postos de saúde de todo o Brasil começam a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. As crianças de seis meses até cinco anos incompletos serão o alvo da vacinação até o dia 25 de outubro. Depois disso, a partir do dia 18 de novembro, os jovens adultos de 20 a 29 anos serão o público-alvo para receber a proteção. O objetivo é vacinar mais de dois milhões e meio de crianças nessa faixa etária e mais de treze milhões e meio de jovens adultos. Para isso, o Ministério da Saúde fez a maior compra de vacinas dos últimos 10 anos. Mais de 60 milhões de doses vão garantir o combate ao sarampo nos municípios. A novidade, neste ano, é o incentivo de R$ 206 milhões de reais que serão enviados aos municípios que cumprirem as metas estabelecidas pelo Governo, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“O município tem que ter criatividade, ele tem que ir à escola, ele gasta um pouco mais na gasolina, ele tem que ir numa rádio, o prefeito tem que se envolver, os vereadores tem que se envolver, a imprensa da cidade, às vezes ele tem que fazer um chamado. Ele tem que fazer as suas estratégias no campo municipal que é onde as pessoas moram. Normalmente a gente repassa um recurso para que eles possam fazer isso, é recurso fixo. Esse ano nós vamos colocar a mais para que a gente possa premiar o bom prefeito, a boa cidade, principalmente o que fizer 100%. Aquele que chegar e fala assim ‘aqui na minha cidade, as minhas crianças estão protegidas’. Essa prefeitura, essa secretaria de saúde merece ganhar mais”.

Leia também:  Preventivo está disponível na rede pública

Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de crianças vacinadas contra o sarampo. A doença é uma infecção muito contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui