Chuvas expressivas na região sul do país a partir de 3ª feira; há condições para granizo

0
296
(Foto: Brayan Martins/ PMPA)

Condição formada entre Argentina e o Uruguai avança ao Brasil e aumenta áreas de instabilidade

Confirmando as previsões, a região sul do país deverá receber volumes significativos de chuvas nesta semana. A formação de uma nova frente fria entre a Argentina e o Uruguai, que avança ao Brasil e atua em conjunto com um sistema que já está atuando no Nordeste do país, deve fazer com que as áreas de instabilidade aumentem no sul do Brasil, podendo também trazer possibilidade de chuvas de granizo para a região.

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, o sistema deve começar atuar no sul do país entre a noite desta segunda e a manhã da terça-feira (26). “Acaba intensificando a umidade no Rio Grande do Sul onde está previsto alguns volumes bons, além de temporais, não se descarta a possibibilidade de granizo, produtores precisam ficar atentos com as condições”, afirma alertando produtores rurais da região.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no dia 27 os volumes mais expressivos são esperados no Rio Grande do Sul, onde há tendência para chover em todo estado, com destaque para o extremo sul, onde os volumes podem chegar até 70 milímetros de precipitação. Na mesma data, as chuvas também devem atingir o oeste de Santa Catarina com precipitações esperadas de até 40 milímetros. Também deve chover no Paraná, mas ainda com volumes mais baixos.

Na quinta-feira (28), as condições avançam e passa a chover de maneira expressiva também em Santa Catarina e no Paraná. Dados do Inmet inficam que os volumes devem ficar entre 40 e 50 milímetros nos dois estados, enquanto no Rio Grande do Sul as chuvas dão uma trégua e os volumes tendem a ficar mais baixos neste período.

Leia também:  Ar polar enfraquece no RS e temperaturas ficam amenas na quinta-feira

Veja o mapa de precipitação prevista para o dia 28 na região sul do país: 

Sul - 28/11
 Fonte: Inmet 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui