Connect with us

Ijuí

Juiz esclarece soltura de 24 presos em Ijuí

Publicado

dia

Créditos: Clicjm
Desde a metade de março, o juiz titular da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí, Eduardo Giovelli, está analisando casos de presos que podem ser liberados para prisão domiciliar. A medida ocorre após uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendar que apenados em situação de risco para o coronavírus, sejam mandados para casa.
“Logo no início, quando a pandemia chegou ao Brasil, os juízes precisaram fazer essa análise da possibilidade de prisões domiciliares para se evitar o ingresso do vírus no sistema prisional. Pontualmente, no caso de Ijuí, analisamos cada situação”, explicou Giovelli.
Ao todo, na comarca, foram 24 presos soltos em razão da pandemia, conforme dados disponibilizados pela VEC. Destes, 22 estavam reclusos no Instituto Penal de Ijuí (IPI), com o cumprimento de penas nos regimes semiaberto e aberto. Todos já tinham benefício de trabalho externo ou de saída temporária e, além disso, se encontravam no grupo de risco.
Outros dois presos, da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí, que estavam no regime fechado, também tiveram a prisão domiciliar concedida. Tratam-se de uma mulher grávida, prestes a ter um filho, e um homem com morbidades consideradas graves. Ambos receberam a tornozeleira eletrônica e permanecem monitorados pelo aparelho.
Os apenados que tiveram o benefício foram fiscalizados pelo IPI (IPI) e pela Brigada Militar na última semana. Dois deles descumpriram as medidas determinadas pela Justiça e foram novamente presos. Em um dos casos, uma mulher, que deveria estar em casa foi presa em flagrante furtando sabonete, absorvente e desodorantes em uma farmácia. Já na outra situação, um homem foi novamente capturado por não estar em sua residência.

Leia também:  Rio Grande do Sul tem 195 casos confirmados de coronavírus

Audiências suspensas
Há mais de 30 dias, o Fórum de Ijuí está com uma realidade diferente. Com as portas fechadas, servidores trabalham de suas residências e se deslocam ao local em casos de necessidade.
As medidas de urgência seguem sendo atendidas pelo juiz de plantão e também por cada vara durante o horário de expediente. Todos os casos urgentes como processos de réus presos, medidas cautelares e pedidos de liberdade estão sendo apreciados neste período. No entanto, os prazos não estão correndo, sendo prorrogada até o dia 31 de maio a suspensão para os processos físicos, os quais representam a grande maioria na justiça estadual.

Quanto as audiências, elas seguem suspensas. Giovelli revela que, para dar vasão a essa demanda, o meio eletrônico está sendo estudado para ser utilizado.
“A comunidade pode ficar tranquila: não o risco de presos serem colocados em liberdade por conta dos prazos. Estamos nos preparando para, muito em breve, começarmos a fazer essas audiências e dar andamento a estes processos. Também articulamos formas de dar sequência nos júris, respeitando as normas de segurança”, concluiu o juiz.
Fonte: Clicjm

 

Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ijuí

Prisão por Porte Ilegal de Arma de Fogo em Ijuí

Publicado

dia

Por

No início da madrugada de hoje (17/05/2020), as guarnições do Policiamento Comunitário e do 3BPCHQ foram acionadas para averiguar a informação sobre uma ocorrência de perturbação do sossego alheio em uma residência localizada na Linha 04 Leste, Interior de Ijuí.

 

Os policiais deslocaram até o local onde se apresentou no portão da residência como responsável um indivíduo, que ao ser questionado sobre o volume do som, tentou se evadir correndo para o interior do terreno dispensando aparelhos celulares.

Ele foi alcançado, abordado e identificado como: um homem de 37 anos natural de Ijuí, detentor de antecedentes criminais. Foi procedida a busca pessoal e localizado em sua cintura um revolver calibre .32 oxidado marca Rossi, com 6 munições intactas.

 

Diante dos fatos os policiais deram voz de prisão sendo conduzido até a UPA de Ijuí para o exame de lesões e em seguida até a Delegacia de Polícia para a lavratura do flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo.

 

COMANDO DO 29ºBPM/IJUÍ-RS

Continue lendo

Ijuí

Prisão em Ijuí por Tráfico de Entorpecentes

Publicado

dia

Por

Na noite deste sábado (16/05/2020), durante o patrulhamento tático motorizado no município de Ijuí, as equipes do 3°BPCHQ e Força Tática do 29°BPM, receberam informações de populares que havia um indivíduo comercializando drogas em um beco no Bairro Osvaldo Aranha.

 

As guarnições prontamente deslocaram ao local, realizando incursão a pé, e visualizado um indivíduo suspeito na entrada do beco, junto a Av. Nações Unidas. O mesmo ao perceber a aproximação das equipes, jogou um objeto não identificado em um telhado sendo logo em seguida abordado e identificado como sendo um homem de 33 anos, natural de São José dos Campos/SP.

Durante a busca pessoal foi encontrado com o abordado 01 aparelho celular e no interior de um pochete: 8 buchas grandes de maconha, 17 buchas pequenas de maconha(aproximadamente 100g), e R$ 681,00. Posteriormente foi localizado o referido objeto no telhado telhado, tratando-se de uma mochila contendo um tijolo de erva semelhante a maconha pesando 290 g, e um tablet marca CCE.

 

Diante dos fatos os policiais deram voz de prisão ao acusado, que foi conduzido até a UPA para exames médicos e em seguida apresentado na DPPA, juntamente com todo o material apreendido, onde foi lavrado o flagrante pelo tráfico de entorpecentes.

 

COMANDO DO 29ºBPM/IJUÍ-RS

Continue lendo

Ijuí

Prisão em Ijuí por Tráfico de Entorpecentes

Publicado

dia

Por

No início da madrugada desta quinta-feira (14/05/2020), uma guarnição da Força Tática da Brigada Militar de Ijuí, fazia o patrulhamento na Rua Neslon Luchese no Bairro Modelo, quando visualizou um indivíduo já conhecido nos meios policiais, sobre o qual já havia informações que estaria praticando o tráfico do tráfico de drogas.

O indivíduo foi abordado e identificado como um homem de 18 anos, natural de Ijuí, já possuidor de antecedentes criminais. Ao efetuar busca pessoal foi localizado com ele uma mochila, sendo que no interior da mesma estavam: 18 porções fracionadas de maconha prontas para o comércio, meio tijolo de maconha totalizando 438g, duas porções de cocaina totalizando 50g , 1 aparelho celular Iphone 7, $315,00 em moeda coerente e uma balança de precisão.

 

Diante dos fatos os policiais deram voz de prisão ao acusado, que foi conduzido até a UPA para exames médicos e em seguida apresentado na DPPA, juntamente com o material apreendido, onde foi lavrado o flagrante pelo tráfico de entorpecentes.

 

Fonte: Brigada Militar

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana

Notícias no seu WhatsApp whatsapp