Connect with us

Saúde

Mieloma múltiplo: diagnóstico precoce flagra câncer raro

Publicado

dia

Conseguir o diagnóstico precoce pode salvar a vida do paciente com mieloma múltiplo. Um tipo de câncer no sangue que geralmente atinge pessoas com mais de 60 anos. A doença afeta cerca de sete mil pessoas no brasil. E os sintomas muitas vezes podem ser confundidos com outras doenças, quem explica é o hematologista da abrale, Breno Gusmão

O mieloma múltiplo é um câncer que tem tratamento e atualmente existem opções de medicamentos que possibilitam bons resultados. Mas o diagnóstico precoce é fundamental e é preciso ficar atento a dores persistentes.

O diagnóstico da doença é feito através do exame de sangue.

Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ijuí

SMS comunica boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

Publicado

dia

Por

Para mais informações acesse o nosso Painel da Covid-19.

Continue lendo

Saúde

21 de setembro – Dia Nacional Da Luta das Pessoas com Deficiência

Publicado

dia

Por

O dia 21 de setembro, assim como todo o mês, não deve ser encarado como uma data comemorativa relacionada às pessoas com deficiência. Trata-se do resultado das muitas lutas dos Movimentos Sociais de Pessoas com Deficiência a fim de trazer para o debate público suas necessidades como sujeitos, como cidadãs e cidadãos.

A data de 21 de setembro foi a escolhida para comemorar e reforçar, em todos os estados brasileiros, a importância da discussão de propostas e políticas públicas que visam integrar essas pessoas na sociedade de forma igualitária, foi escolhida também por causa da primavera, que representa o renascimento das plantas e, relacionada à questão das pessoas com deficiência, simboliza o início das reivindicações e a busca por participação social em igualdade de condições.

De acordo com últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só no Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, essa data representa quase um quarto da população brasileira.

As pessoas com deficiência segundo a legislação, são enquadradas nas seguintes categorias: Deficiência física (se apresenta em 13 categorias); Deficiência auditiva; Deficiência mental ou intelectual; Deficiência visual; Deficiência múltipla.

Desde 1982, o dia 21 de setembro é uma oportunidade de reunir forças em prol dos direitos e comemorar as conquistas alcançadas ao longo dos anos. A luta é diária quando se trata de direitos, mas uma data é como um marco, um momento de reflexão e busca por soluções para os problemas que ainda existem. Afinal, mesmo com todas as conquistas, o preconceito, a desigualdade, a exclusão e a falta de acesso a diversos serviços ainda fazem parte da realidade.

 

 

Texto: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Leia também:  Unijuí dará continuidade neste final de semana a aplicação de testes rápidos do Covid-19

Continue lendo

Ijuí

UPA atende pacientes suspeitos da Covid-19 aos domingos

Publicado

dia

Por

Executivo de Ijuí

Neste domingo, 20, foi o primeiro dia que o Centro de Triagem desde sua abertura não teve atendimento. Segundo o secretário municipal de Saúde, Marco Atkinson, o CT irá encerrar as suas atividades em outubro, portanto decidiu-se por realizar atendimento de segunda-feira a sábado, já para avaliar o trabalho que será desenvolvido no domingo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes que anteriormente iam ao CT no domingo agora devem procurar a unidade.

 

De acordo com a coordenadora adjunta da UPA, Rosane Scalei, nesse primeiro domingo que o CT esteve fechado foram realizados cerca de vinte atendimentos em pacientes suspeitos de estarem infectados com a Covid-19 e dos testes rápidos que foram aplicados nenhum positivou, outros pacientes farão o teste ao longo da semana já que não apresentaram os sintomas no período estipulado para detectar o vírus.

Fonte: Executivo de Ijuí

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana