Connect with us

Cultura

Natal da Família Ijuiense 2020

Publicado

dia

Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Poder Executivo reúne presidentes de bairros para discutir Natal da Família Ijuiense

A programação do Natal da Família Ijuiense 2020 realizado pelo Poder Executivo, por meio do Gabinete do Prefeito, Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, começa a ser organizada nesta quarta-feira, 25. Às 19h na Estação Cultura e Lazer de Ijuí acontece a reunião com os presidentes de bairros.  Amplo, o local permite o cumprimento das regras, entre elas o distanciamento social, estabelecidas em decreto municipal.

 

 

Continue lendo
Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Projeto Criar Sesc terá novidades para 2021

Publicado

dia

Por

Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

O objetivo é estimular a autonomia, o protagonismo e a criatividade das crianças de 6 a 12 anos

 

Anteriormente chamado de Programa Habilidades de Estudo (PHE), o novo Criar Sesc começa 2021 com novidades para os gaúchos: além das cidades que já contavam com o serviço – Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre e Erechim –, o projeto está em processo de implantação em mais sete municípios. Ijuí, Taquara, Cruz Alta, Farroupilha, Venâncio Aires, Pelotas e Tramandaí poderão contar, a partir deste ano, com as ações de turno inverso da escola.

Em função da pandemia, as atividades 2021 iniciarão de acordo com os decretos dos órgãos municipais e estadual, atendendo aos devidos cuidados e protocolos de saúde. Incentivar a autonomia, o protagonismo e a criatividade de crianças de 6 a 12 anos são os principais objetivos do projeto originário do Departamento Nacional do Sesc, que passou por um processo de reconstrução do modelo pedagógico. “Com atividades escolares e encontros presenciais possivelmente ainda com restrições neste primeiro semestre de 2021, o projeto vai ser adaptado conforme a situação sanitária de cada município, para cumprir as recomendações das autoridades e dos decretos vigentes. O propósito de ampliar conhecimentos, habilidades e complementar os estudos de forma divertida, virou uma ferramenta ainda mais relevante neste período de pandemia e faremos as adaptações necessárias para atender em ambiente virtual ou híbrido, conforme as possibilidades que tivermos”, explica a coordenadora de Educação Continuada do Sesc/RS, Fernanda Moehlecke. Em breve serão divulgadas mais informações sobre as inscrições em cada cidade. Mais informações pelo www.sesc-rs.com.br/criarsesc.

Na edição 2020, entre as ações apresentadas pelas educadoras estiveram desafios psicomotores, nos quais as crianças foram orientadas a criar circuitos com os materiais que tinham em casa, atividades de reciclagem, em que os participantes deveriam transformar itens que iriam para o lixo em algum objeto para ser usado no dia a dia, e videoaulas para conversarem sobre animações sugeridas pelas instrutoras. Uma das propostas que mais emocionou os pais, alunos e as educadoras foi o envio de correspondências físicas para os alunos. “Pensamos em mandar as cartas, pois é algo tangível, já que estamos vivendo muito o virtual. E deu super certo! Relatei como estava me sentindo e coloquei a tamanha falta que eles faziam para mim. Além disso, fizemos três questionamentos: o que está aprendendo nesse tempo em casa? O que mais sente falta nesse período? O que você espera do mundo pós-pandemia? Após algumas semanas, as respostas foram chegando e começamos a nos emocionar com os relatos”, conta a instrutora pedagógica do Criar Sesc de Novo Hamburgo, Géssica Antoniazzi.

Leia também:  Mais uma vez Ijuí ganha destaque em nível Estadual e no Brasil

Além das tarefas enviadas aos alunos inscritos no programa, os instrutores do Criar Sesc também auxiliaram a elaborar as dicas do portal www.pertodevc.com.br, no qual o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac reuniu cursos, palestras, oficinas, ações culturais e atividades para crianças, idosos e professores durante o período de distanciamento social. Por meio de vídeos, links para sites com conteúdo especializado e cartilhas como a disponível em tinyurl.com/atividadesphe, pais de toda a comunidade têm acesso a sugestões de atividades para entreter os filhos e ajudar a desenvolver as habilidades corporais e criatividade dos pequenos.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Continue lendo

Cultura

Coordenadora do CRAS/Glória recebe doação da Primeira Dama

Publicado

dia

Por

Foto: Executivo de Ijuí
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

A assistente social que coordena o CRAS/Glória afirmou que o tecido será utilizado por mulheres em oficinas do Programa PAIF.

Além do tecido, cadeiras, mesas e folhagens foram entregues para melhorias que serão aplicadas naquela unidade.

 

Continue lendo

Bairros

Entrega de investimentos na Praça dos Imigrantes amanhã

Publicado

dia

Por

Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Nesta quinta-feira, 31, às 9h, acontece a entrega de melhorias na Praça dos Imigrantes, ampliação e reforma da pista de skate e assinatura da ordem de serviço para início das obras de implantação do projeto de paisagismo, que deverá ter início em janeiro de 2021. O prefeito e um grupo restrito de convidados participarão do ato. Na sequência o grupo se desloca para a Faixa Velha, onde acontece uma visita técnica a 1ª Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC) do município de Ijuí.

 

Em outubro deste ano, marcando o aniversário do município, as bandeiras das 12 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha – ATQG, ganharam presença permanente na Praça dos Imigrantes. De acordo com o prefeito Valdir Heck, a iniciativa é parte do projeto de revitalização da Praça e, também, uma ação com  vistas ao fortalecimeto e ampliação da visibilidade do Movimento Étnico, um dos grandes diferenciais culturais, histórico e econômico de Ijuí. “O nosso movimento étnico está consagrado e é fator de atração de muitas pessoas para o nosso município. E, hoje tivemos mais uma boa notícias: a aprovação pela Caixa Federal do Projeto Avenida das Nações”, acrescenta o prefeito.

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado

Mais lidas da semana

O conteúdo do Ijuí Notícias Agora é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.