Connect with us

Saúde

O Mapa preliminar do distanciamento controlado do RS mantém apenas uma região em bandeira vermelha

Publicado

dia

Observou-se, em todo o Rio Grande do Sul, redução dos registros de novas hospitalizações. (Foto: Governo do Estado do RS)
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

O mapa preliminar da 26ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (30), se mantém com apenas uma região em bandeira vermelha – novamente na macrorregião Missioneira. Desta vez, a região Covid classificada como alto risco epidemiológico é a de Santa Rosa. Em vermelho na 25ª rodada, Cruz Alta voltou para a bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As demais 19 regiões do mapa permanecem em bandeira laranja.

A região de Santa Rosa registrou, ao longo da última semana, 19 hospitalizações confirmadas por Covid-19 – nos sete dias anteriores, foram apenas cinco casos. Nesta quinta-feira (29), quando do levantamento dos dados, eram 10 pacientes em leitos clínicos pela doença – na quinta-feira anterior (22), eram apenas três. A região ainda teve redução de 20 para 18 leitos de UTI livres de uma semana para outra.

Cruz Alta, que também integra a macrorregião Missioneira, conseguiu reduzir os registros de hospitalização por Covid-19 entre uma semana e outra. No acumulado dos últimos sete dias, a região teve 14 registros, quando antes somou 26 casos. A região também apresentou ligeira melhora no indicador que mede a capacidade de atendimento para os casos que exigem tratamento intensivo. O número de leitos de UTI livres aumentou de seis unidades no levantamento anterior para 10 nesta semana.

Observou-se, em todo o Rio Grande do Sul, redução dos registros de novas hospitalizações (queda de 7%), embora o número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 se mantenha em elevação (aumento de 5%). O número de internados em UTI, por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e confirmados com Covid-19, também teve aumento na semana.

Leia também:  Boletim epidemiológico da Covid-19 em Ijuí

Mesmo contabilizando os pacientes internados por outras causas, houve queda na quantidade de leitos de UTI ocupados. Com a diminuição no total de leitos de UTI no Estado, houve leve redução na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Santa Maria, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

Alertas

A equipe de monitoramento do Comitê de Dados chama atenção para o elevado crescimento em novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Rosa, Ijuí, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Vale lembrar que o modelo do Distanciamento Controlado leva em consideração 11 indicadores de propagação do vírus e de capacidade hospitalar de cada região. Em algumas rodadas, alguns indicadores pioram, mas outros melhoram, e é isso que mantém a estabilidade que o Rio Grande do Sul tem visto refletida no mapa.

O Sul

Continue lendo
Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ijuí

Central de Dispensação de Medicamentos em Ijuí terá novo horário de atendimento em dezembro

Publicado

dia

Por

Foto: Divulgação
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

A Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí comunica novo horário de funcionamento da Central de Dispensação de Medicamentos no mês de dezembro. O novo horário será de segundas às sextas-feiras, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia e passará a vigorar a partir do dia 1º de dezembro de 2020.

A Central de Dispensação de Medicamentos está localizada à Rua 19 de Outubro, nº 742.

Fonte: Executivo de Ijuí

Continue lendo

Ijuí

Boletim epidemiológico da Covid-19 hoje (24) em Ijuí

Publicado

dia

Por

Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Secretaria Municipal da Saúde comunica boletim epidemiológico da Covid-19 em Ijuí, hoje terça-feira (23). Atualizado às 15h40 em 24 de novembro de 2020.

Ijuí registra mais duas mortes por Covid19

Confira o boletim na imagem abaixo:

Continue lendo

Saúde

Covid-19: Paciente de Panambi enfrenta dificuldade em conseguir leito de UTI

Publicado

dia

Por

Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Com o número de casos de coronavírus aumentando em toda a região, as internações hospitalares subiram, dificultando o acesso a leitos.

Uma paciente com Covid-19 internada no Hospital de Panambi há cerca de cinco dias necessitou de transferência para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) nesta segunda-feira (23) após seu estado de saúde agravar.

A equipe da casa de saúde iniciou as buscas por leito ainda pela manhã, por volta das 9h. No entanto, logo de cara, percebeu-se a dificuldade para obter.

“A gente tentou leito pelo SUS e particular”, explica o médico Luis Ernesto Viquez Vargas, clínico geral, em entrevista à Rádio Sulbrasileira. “Não foi encontrado nenhuma das opções.”

Foi feito contato com hospitais de todo a região, incluindo Ijuí, Cruz Alta, Santa Maria e Santa Rosa. “Cogitamos até para Bagé e Rio Grande, mas também não haviam leitos”, afirma o doutor. “Um paciente com uma doença extremamente grave ser transportado em uma ambulância por cinco ou seis horas é um risco grande. Mas era o que tínhamos no momento. Era melhor tentar um leito em uma cidade mais longe do que deixar o paciente sem o tratamento adequado.”

Sem sucesso, foi tentado comprar leito particular. Mas, embora o município tenha aprovado a compra, não haviam leitos disponíveis.

Após muitas tentativas, cerca de vinte horas depois, a paciente obteve um leito de UTI no Hospital de Caridade de Ijuí. “Acabou liberando um leito em decorrência de um óbito de um outro paciente. Não era porque havia um leito sobrando, mas porque uma pessoa veio a óbito.”

O médico ressalta que a situação está crítica. “Hoje, se precisar internar um paciente, não tem leito”, afirma. “Este era o caso de uma paciente jovem que pelo menos conseguiu aguentar o quadro clínico dela até ser transferida. Mas isso pode acontecer com qualquer um de nós.”

Leia também:  Secretaria Municipal da Saúde comunica boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

“A gente fica muito preocupado porque nesse momento temos quatro pacientes internados no hospital de Panambi com Covid-19 e a gente sabe que os pacientes podem piorar a qualquer momento. Eles não seguem uma linha e evoluem das maneiras mais variadas possíveis, que quando pioram, é muito grande”, alerta.

Por isso, o doutor faz um apelo à população. “É o momento de colocar a mão na consciência e tentar, dentro do possível, ficar dentro do possível em casa. A gente sabe que tem uma questão muito econômica para as pessoas, mas, neste momento, é uma coisa extremamente muito importante.”

Ele reforça o uso de máscara fora de casa e evitar as aglomerações. “A gente sabe que precisamos fazer compras. O comércio precisa disso. Mas não precisa ir três ou quatro pessoas juntas da mesma família fazer compras juntos.”

Fonte: Radio Sul Brasileira

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado

Mais lidas da semana