Connect with us

Educação

Rede pública municipal de Ijuí não ira retornar as aulas presenciais

Publicado

dia

Pixabay
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, reunião da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Rio Grande do Sul (Cisa). O prefeito Valdir Heck acompanhado do secretario municipal de Governo, Telmo Alves, participou do encontro que reuniu os prefeitos do Planalto Médio.

Na ocasião, de maneira unânime, os gestores municipais decidiram que devido o crescente número de casos positivos da Covid-19 na região as aulas presenciais na rede municipal de ensino não irão ser retomadas. Para o prefeito Valdir Heck os índices de infectados seguem altos e enquanto Ijuí não ingressar na Bandeira Amarela as aulas irão seguir remotamente.

Segundo o secretário de Governo, Telmo, referente as aulas da rede privada, existe um indicativo que sejam retomadas  no dia 28 deste mês, para isso a Famurs irá encaminhar ao Governo do Estado um documento com as definições da reunião.

Fonte: Executivo de Ijuí

Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ensino fundamental retoma aulas presenciais no RS com baixa adesão e parte das escolas fechadas

Publicado

dia

Por

Em Caxias do Sul, parte das escolas retornaram. Região da Serra teve baixa adesão à volta às aulas — Foto: Reprodução/RBS TV
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Redes municipal e privada retornaram às atividades nesta quarta (28). Para a rede estadual, os anos finais estão autorizados a partir também desta quarta, e anos iniciais, a partir de 12 de novembro.

As aulas presenciais para o ensino fundamental retornaram nesta quarta-feira (28), no Rio Grande do Sul, com a maior parte das escolas fechadas. Foi autorizado o retorno tanto das redes municipal quanto privada, de acordo com cronograma do governo do estado.

Para a rede estadual, foram liberados os anos finais (do quinto ao nono ano) também nesta quarta. Os anos iniciais do ensino fundamental voltam em 12 de novembro.

Municípios com decretos que desautorizem as aulas presenciais seguem com as atividades remotas. Confira abaixo como ficou no interior.

Segundo o governo do estado, pais que desejam manter os filhos nas aulas online podem fazê-lo.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que as entregas dos equipamentos de proteção individual (EPIs) devem acontecer ao longo dos meses de outubro e novembro, sem data definida.

Porto Alegre

 

Em Porto Alegre, a adesão foi baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 29 escolas da educação infantil (de um total de 43) e 10 da educação fundamental (de um total de 56) receberam alunos nesta quarta-feira.

Na escola Duque de Caxias, no bairro Azenha, os pais optaram pelas aulas remotas. Muitos colégios alegam que não têm como cumprir as regras sanitárias para garantir a segurança de alunos e professores.

É o caso da escola Presidente Roosevelt, no bairro Menino Deus, que também não retomou as aulas presenciais. Segundo a direção, faltam EPIs e também funcionários para completar o quadro.

No Vale do Rio Pardo, a situação está dividida. Em Santa Cruz do Sul, as aulas presenciais voltam apenas no mês de novembro. Em Lajeado, 49% dos alunos dos anos finais voltaram nesta quarta.

Nas escolas municipais, a prefeitura separou os alunos em dois grupos. Nesta semana o primeiro grupo do sexto e do nono ano voltaram às escolas. Na próxima semana, o segundo grupo retorna. Cada um terá 4h de aula por dia.

Já os alunos do sétimo e oitavo ano só devem voltar para a escola em grupos e se tiverem dificuldades de aprendizagem. O retorno destes anos ainda é avaliado pela prefeitura.

Na rede estadual, todas as escolas do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo seguem fechadas. A justificativa segue sendo a falta de EPIs.

Somente na Região dos Vales, 25 municípios não autorizaram o retorno presencial das aulas em 2020, através de decretos.

Serra

 

Na maior escola estadual de Caxias do Sul, na serra gaúcha, o Instituto Cristóvão de Mendoza, apenas 60 dos 626 alunos matriculados voltaram às aulas nesta quarta. A turma com a maior quantidade de alunos tinha seis estudantes.

No turno da tarde, a expectativa da escola era de receber três alunos, pois só havia uma turma de ensino médio. Já o turno da noite, que atende cerca de 100 estudantes, deve continuar com aulas remotas. A justificativa é que faltam servidores para cuidar da higienização da escola.

Outro impasse é a falta de transporte escolas. A Prefeitura de Caxias do Sul informou que recebeu um ofício das empresas transportadoras relatando dificuldades para reorganizar os roteiros em razão da pouca quantidade de alunos.

Dos 2 mil estudantes da rede estadual que utilizam o serviço, apenas 216 voltariam, o que, segundo as transportadoras, torna inviável a mudança dos roteiros, por enquanto.

Em Bento Gonçalves, das 20 escolas estaduais, apenas uma recebeu os alunos. O Colégio Visconde de Bom Retiro recebeu 30 estudantes.

Segundo a coordenadoria de Educação da região, que abrange 25 municípios, todas as 74 escolas estão em dia com os planos de contingência, mas algumas ainda não receberam todos os EPIs e aguardam a testagem dos professores antes do retorno.

Região Noroeste

 

A Coordenadoria de Educação da Região Noroeste informou que 18 escolas de Ensino Fundamental retornaram às aulas presenciais nesta quarta. Destas, 13 são em Santa Rosa.

Do total de 27 instituições, oito não retornam em razão dos decretos municipais que proíbem a volta.

Por RBS TV

Continue lendo

Educação

Unijui comunica nota oficial com ações de contenção da pandemia

Publicado

dia

Por

Créditos: Unijuí
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:

  1. CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:

. Aulas teóricas – seguem de forma online até o dia em 3 de novembro, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia, bem como a pesquisa de opinião  realizada junto aos estudantes e professores, em que 89,60% e 76,60% dos participantes, respectivamente, manifestaram-se contrários ao retorno das atividades presenciais.

. Aulas práticas e estágios presenciais – seguem conforme cronograma e organização de  cada coordenação de curso, obedecendo os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.

2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) –  permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão).

3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) – as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso.

4 – As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.

5 – A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas da Modalidade presencial, a partir das atividades práticas e de estágio, das aulas ONLINE,  e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD.

6 – Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.

Leia também:  Morre a sétima vítima de coronavírus no Rio Grande do Sul

7 – A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: [email protected]

8 – A prestação de serviços feito pelas Unidades/laboratórios – Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.

 9 – A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.

10 – O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.

A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais, pesquisadores e produzir conhecimento precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e manutenção de nosso compromisso com a educação de excelência.

O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.

Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Fonte: Unijuí

Continue lendo

Educação

Governo do Rio Grande do Sul antecipa o retorno das aulas presenciais dos anos iniciais do ensino fundamental

Publicado

dia

Por

As atividades estarão liberadas a partir da próxima quarta-feira Foto: Agência Brasil
Quer receber notícias do Ijuí Notícias pelo whatsapp? Clique aqui

Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais dos anos iniciais do ensino fundamental no Rio Grande do Sul estarão autorizadas a partir da próxima quarta-feira (28). A mesma data marcará a liberação do retorno das aulas dos anos finais do ensino fundamental.

Segundo o governo, a decisão foi tomada após reunião do Gabinete de Crise nesta quinta-feira (22) e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas para alguns alunos e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, deliberado pelo Gabinete de Crise.

“Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação. O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo”, informou o governo.

O cronograma de recomeço das atividades presenciais nas escolas gaúchas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da educação infantil foram liberadas a partir de 8 de setembro.

Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos superior, médio e técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, começou a retomada das aulas nas escolas estaduais de ensino médio.

O Sul

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado

Mais lidas da semana