Connect with us

Segurança

Seapen faz balanço positivo do dia seguinte à transferência de presos a presídios federais

Publicado

dia

Foto de Antônio Bavaresco Jr.

24 horas depois da transferência de 18 líderes de facções criminosas do Estado para presídios federais, em outras regiões do país, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, fez um balanço, não apenas da operação, como do dia seguinte, dentro do sistema prisional. “Podemos dizer que a operação foi um sucesso, porque foi bem planejada, o que pode parecer simples, mas não é, quando consideramos o envolvimento de 15 instituições. A excelência do trabalho da inteligência da Seapen/Susepe e de todas as instituições envolvidas foi fundamental, pois proporcionou um cenário seguro para a condução da ação, sem riscos desnecessários”, afirmou Faccioli.

O secretário da Seapen fez questão de destacar o desempenho dos agentes do GAES (Grupo de Ações Especiais) e do Núcleo da Susepe, que promoveram a “extração” dos detentos das duas penitenciárias e sua condução à área de embarque nos helicópteros. “Foi uma ação realiada sem qualquer intercorrência e com extremo profissionalismo”, avaliou.

Faccioli também falou sobre a integração com o Ministério da Justiça, através do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), cuja força de intervenção teve seu escopo alterado para “Força de Cooperação”, justamente por sugestão da Seapen, para permitir, como de fato está ocorrendo, uma ação integrada entre os órgãos, mas sem um caráter intervencionista. “Os agentes do Depen estão aqui no Estado, contribuindo com seu conhecimento técnico e protocolos, ao promover a capacitação e o compartilhamento de know how com a nossa equipe”, explicou Faccioli.

Ele disse ainda que essa parceria com o Depen já está sendo efetiva, desde o ano passado, na aquisição de equipamentos e investimento em obras de ampliação e construção de novas casas prisionais. “É importante salientar que a questão penitenciária é grave e complexa e somente uma ação integrada de todos os atores, das várias esferas de poder, poderá contribuir para minimizar o problema, no curto prazo, e vir a solucioná-lo, no longo prazo. Precisamos construir um ambiente seguro, com disciplina rígida, mas também com dignidade e oportunidade de resocialização das pessoas presas”, finalizou Faciolli.

Leia também:  Famurs recomenda manutenção do isolamento social nos municípios gaúchos

Susepe

Patrocinado
Clique para comentar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Bebê de um ano morre após acidente causado por motorista embriagado

Publicado

dia

Por

Foto: jornal Cidadão

São Pedro do Sul/Santa Maria – Morreu na madrugada desta segunda-feira, 11, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), uma bebê de 1 ano e três meses identificada como Giullia Vieira Maia. Ela estava desde sexta-feira, 8, internada após ser vítima de um acidente de trânsito.

Segundo informações, o caso ocorreu na noite de sexta, por volta das 22 horas, na VRS-805, conhecida como faixa de Toropi. Ela estava em um veículo Corsa junto com seus pais e um tio de 14 anos trafegando no sentido São Pedro do Sul-Toropi, quando um Chevete, que era conduzido por um motorista embriagado, colidiu com o carro da família.

A menina ficou presa nas ferragens e teve de ser retirada pelo Corpo do Bombeiros com ferimentos graves e foi socorrida no Pronto Atendimento Municipal, mas, devido à gravidade, foi encaminhada ao HUSM. No trajeto, ela teria sofrido ao menos cinco paradas cardíacas.

O condutor do Chevete que teria causado o acidente não se feriu e foi preso encaminhado ao Presídio de São vicente do Sul.

Fonte: odiario.net /  Jornal Cidadão

Continue lendo

Segurança

Video: Árvore cai em Ijuí e danifica rede eléctrica

Publicado

dia

Por

Fotos: Caçadores de Notícias

Uma árvore caiu inteira na rua 13 de maio, próximo ao Rei das frutas em Ijuí, e acabou arrebentando fios da rede eléctrica.

 

Segundo informações de pessoas no local que um veiculo que estaria passando no local, quase foi atingido pela árvore. Pelas características da raiz da árvore ela já estava apodrecendo.

Demei e Bombeiros no local fazendo o trabalho de manutenção.

Veja o Video:

Video: Márcio Santos

Continue lendo

Segurança

Apenados do Presídio de Espumoso produzem 150 máscaras de proteção por dia

Publicado

dia

Por

Seapen e Susepe

Desde a segunda quinzena de abril, cinco apenados do Presídio Estadual de Espumoso estão realizando ações que auxiliam no combate ao coronavírus. Diariamente, os presos produzem 150 máscaras de proteção, que serão destinadas a outras casas prisionais da 4ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR).

 

As máscaras são confeccionadas conforme o padrão estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir de orientação da Seapen e da Susepe, essas normas vêm sendo seguidas em todos os estabelecimentos prisionais gaúchos em que há produção de máscaras de proteção. Para a fabricação dos produtos em Espumoso, a Susepe repassou R$ 2.500,00, que foram utilizados para a aquisição de materiais como rolos de TNT, elásticos e linhas.

A linha de produção é composta por setores de molde, corte, costura, montagem e embalagem. São utilizadas duas máquinas de costura, uma da casa prisional e outra emprestada pela Secretaria de Assistência Social de Espumoso. Na atividade, participam também o setor de Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) e outros servidores do estabelecimento prisional, que fornecem orientação aos presos.

 

O Diretor do Presídio de Espumoso, Lennon Santos, destacou que, desde que foi ofertada esta opção pela DPR, a equipe de servidores não tem medido esforços para conseguir implementar uma linha de produção das máscaras. “Os equipamentos serão importantes armas para o enfrentamento da pandemia, além de ofertar um trabalho digno para os apenados, que estão colaborando para uma sociedade melhor’’, pontuou o administrador.

 

“São iniciativas como essas que reforçam nossa convicção de que os momentos de crise podem ser excelentes como propulsores de um novo momento”, ressaltou o Secretário da Administração Penitenciária Cesar Faccioli. “Essas atividades, que agora se configuram emergenciais, podem no futuro se transformar rapidamente em alternativa econômica e perspectiva de vida para as pessoas privadas de liberdade”, acrescentou.

Leia também:  Homem é encontrado morto na divisa de Ijuí com Ajuricaba

 

Seapen e Susepe

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana

Notícias no seu WhatsApp whatsapp