Connect with us

Saúde

Três regiões têm pioras e passam para bandeira laranja no RS

Publicado

dia

Foto: Reprodução

Governo do Estado a atualizou modelo de distanciamento controlado

 

governo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou, no final da tarde deste sábado, o sistema de Distanciamento Controlado, no combate à disseminação da Covid-19. Três regiões tiveram pioras: Santa Cruz, Ijuí e Santa Rosa passaram para bandeira laranja, com risco médio. Apenas Pelotas, que estava em bandeira laranja, retornou ao nível amarelo. As demais permanecem como estão.

Assim, apenas quatro áreas do Rio Grande do Sul apresentam bandeira amarela, com nível baixo de risco: Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara.

A região de Pelotas, composta por 22 municípios, não apresentou nenhuma bandeira vermelha ou preta nos 11 indicadores. A predominância de bandeiras amarelas ocasionou a troca.

Laranja

Santa Cruz do Sul teve troca para laranja especialmente devido a uma bandeira preta no número de hospitalizações. A região saiu de três para oito nas últimas duas semanas. Também houve uma bandeira vermelha na variação de leitos de UTI disponíveis para Covid-19, baixando de 57 para 39.

Mesmo melhorando em outros indicadores, a área de Santa Rosa somou sete novas internações nos últimos 14 dias, o que ultrapassa o limite de cinco novas hospitalizações previsto no modelo para se manter na bandeira amarela. Por isso, seus 22 municípios passam para a cor laranja.

Em relação a Ijuí, a situação se agravou na última semana em cinco pontos que são medidos pelo modelo. Entre as quais, a variação do número de novas hospitalizações por Covid-19 (passando de um na semana anterior para cinco nesta semana) e a razão entre casos ativos e recuperados são indicadores que atingiram o grau mais extremo. A região ainda registrou aumento de novas hospitalizações e na incidência de novos óbitos no comparativo com a população, bem como viu reduzir os leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19.

Leia também:  Secretaria Municipal da Saúde comunica Secretaria Municipal da Saúde comunica boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

As regiões de Capão da Canoa e Uruguaiana, que haviam ido para bandeira laranja, permaneceram com risco médio. No último fim de semana, quando o Estado atualizou o sistema, as duas regiões apresentaram aumento na hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, por isso, foram alteradas.

No Rio Grande do Sul, o número de registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave diminuiu 13% nas últimas semanas. No entanto, o número de internados em UTI aumentou 4,9% no mesmo período.

As novas bandeiras e protocolos atualizados valem por mais uma semana, até o próximo domingo, dia 14 de junho. No próximo sábado, o governo do Estado deve realizar outra troca. Segundo o Palácio Piratini, o modelo de Distanciamento Controlado tem o “objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul”.

Fonte: Correio do Povo

Saúde

Chocolate: amargo que faz bem pra saúde

Publicado

dia

Por

No Dia Mundial do Chocolate, nutricionista e docente do Senac Santa Maria fala sobre os benefícios do alimento 
No dia 7 de julho se comemora uma data para lá de deliciosa: o Dia Mundial do Chocolate. Há muito tempo existe a cultura de trocar chocolates entre familiares e amigos seja na Páscoa ou até mesmo em outras datas comemorativas. Algumas vezes, em dias comuns também.

A delícia deixou de ser o vilão das dietas, podendo fazer parte de um programa alimentar e estilo de vida saudável. Quando usado com cautela traz benefícios para a saúde como explica a nutricionista e docente do Curso de Boas Práticas em Alimentação do Senac Santa Maria, Cláudia Winter. “Nutricionalmente não podemos falar de chocolate sem falar em triptofano. Esse nome pode soar estranho e talvez até você não conheça essa substância, mas certamente já deve ter ouvido falar na serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade”.

O triptofano é um aminoácido necessário para o metabolismo e produção da serotonina, neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar. Está presente nas sementes de cacau, por isso que, quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios trará. Entre outras vantagens do triptofano estão a diminuição de sintomas depressivos, redução da ansiedade e melhoras na memória e na imunidade.

Além disso, os grãos de cacau contêm cafeína e teobromina, substâncias que provocam leve efeito estimulante que também podem favorecer o humor. “Aposte nos tipos com maior percentual de cacau. Além de triptofano, são ricos em substâncias como os polifenóis e os flavonóides que possuem um efeito antioxidante para o nosso organismo”, explica a nutricionista.

Porém, é preciso ter cautela no consumo. Ingerir cerca de 30g diárias de chocolate amargo, por exemplo, como parte de uma alimentação saudável, pode trazer benefícios ao organismo. Em contrapartida o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas de cacau  e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau. Por isso, fique atento aos rótulos e a composição nutricional presente nas embalagens.

Leia também:  Caminhão e carro colidem na ERS 305, no interior de Horizontina

“Os benefícios dependem da quantidade de triptofano e flavonóides presente no chocolate, que variam de acordo com o tipo de produto. Quantidades significativas dessas substâncias só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark, com mais de 70% de cacau”, explica a docente do Senac Santa Maria.

Alguns chocolates podem ter alto teor calórico assim como os chocolates dietéticos, pois apresentam apenas restrição de açúcar mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional. O que é consenso, indiferente do tipo, é que chocolate é uma delícia. Então, aproveite a data dedicada a ele para presentear alguém ou a si mesmo.

Continue lendo

Ijuí

Secretaria Municipal da Saúde comunica boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

Publicado

dia

Por

Boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

Continue lendo

Saúde

Secretaria Municipal da Saúde comunica boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

Publicado

dia

Por

Boletim epidemiológico do Covid-19 em Ijuí

 

Continue lendo

Newsletter

Receba as Notícias do site direto em seu email! Cadastre-se gratuitamente:
Patrocinado
Patrocinado

Mais lidas da semana

Notícias no seu WhatsApp whatsapp