Connect with us

Saúde

Vigilância reforça medidas de prevenção do sarampo a trabalhadores de sarampo

Publicados

em

Profissionais devem ter duas doses da vacina nos seus registros - Foto: Rodrigo Nunes / MS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou nesta quarta-feira (22/1) uma nota informativa reforçando as medidas de segurança e prevenção do sarampo aos profissionais da área da saúde. A recomendação é que pontos de atendimento, públicos e privados, e os Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs) indiquem e acompanhem a atualização do calendário vacinal de rotina de todos os trabalhadores da área da saúde, independentemente da idade. A orientação é de que esse público tenha o registro de duas doses da vacina tríplice viral.

A nota sugere que o cartão vacinal atualizado seja solicitado já na admissão dos funcionários e recomendada a vacinação, se necessário. A proteção a esse público é prevista pelo Ministério da Saúde por ser uma das formas de evitar surtos de doenças imunopreveníveis em instituições, por se tratar de uma atividade onde os trabalhadores mantêm contato com várias pessoas e muitas delas já com algum comprometimento da imunidade. Assim como para a população em geral, as doses da vacina estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Só é considerado protegido o trabalhador com comprovação de duas doses da tríplice viral. O funcionário sem nenhum registro da vacina deve receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Cenário nacional

O Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2016. Contudo, o vírus retornou ao país em 2018, com a confirmação de mais de 10 mil casos, o que continuou em 2019, fazendo com que o Brasil perdesse o crédito internacional. Somente no ano passado foram mais de 17 mil casos no país, sendo 76 no Rio Grande do Sul, em 11 cidades.

Leia também:  OPERAÇÃO REGRESSO: Exames negativos para novo coronavírus

Alerta a casos suspeitos

Diante do cenário epidemiológico e o perfil de alta transmissibilidade do vírus, é imprescindível detectar e notificar rapidamente, em até 24 horas, qualquer caso suspeito. Isso possibilita que as medidas de controle sejam realizadas oportunamente, interrompendo a cadeia de transmissão. Por isso, aos serviços da saúde também se orienta que, na ocorrência de um caso suspeito, notifiquem, via telefone, a Secretaria Municipal de Saúde ou ao Disque Vigilância do Estado, pelo número 150.

É considerado caso suspeito todo indivíduo que, independentemente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas (exantema maculopapular), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Clique aqui para acessar a íntegra da nota.

Texto: Ascom SES

Continue lendo
Patrocinado
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ijuí

Núcleo de Vigilância Ambiental reforça aplicação de inseticida no combate à dengue em Ijuí

Publicados

em

Por

Foto: Poder executivo de Ijuí

O Núcleo de Vigilância Ambiental do município está realizando  na manhã dessa quinta-feira,20, a segunda aplicação de inseticida no bairro Burtet como continuação no trabalho de bloqueio do mosquito Aedes aegypti, bem como, em outros locais do município que foram notificados com suspeita de casos de dengue.

O coordenador da vigilância ambiental, Rinaldo Pezzeta, reforça que os cuidados com a eliminação dos criadouros do mosquito devem ser redobrados e pede à população para receber as  equipes da vigilância em suas residências, facilitando o trabalho de aplicação de inseticida também no interior das casas, local em que a incidência de depósito dos ovos do mosquito é maior.

Alguns cuidados evitam a proliferação do mosquito e a eliminação dos criadouros como: limpeza das calhas, pratos de vasos de plantas e bebedouro de animais, além de fechar lixeiras e tonéis de água.

Fonte: Poder executivo de Ijuí

Leia também:  Homens armados assaltam a barca em Barra do Guarita
Continue lendo

Ijuí

Confirmado primeiro caso de Dengue em Ijuí

Publicados

em

Por

Foi confirmado o primeiro caso de dengue autóctone em Ijuí, ou seja, a pessoa que está com a doença foi contaminada na cidade.

O paciente não teve a identidade revelada, mas é morador do bairro Burtet, na zona sul da cidade. Outros 12 casos estão em análise. Não foi divulgado o índice de infestação predial em Ijuí, onde o máximo deve ser de 1, acima disso, há risco de surto da doença.

No entanto é recomendável que a população vistorie o pátio e faça as devidas limpezas e principalmente não deixando água acumulada. O Aedes Aegypit transmite além da Dengue, a Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A Vigilância Ambiental realizou todo o trabalho que preconiza a Organização Mundial da Saúde e ainda  fará mais três aplicações de inseticidas no intervalo de 4 dias com extensão de 300 metros do local onde o cidadão reside.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, solicita a população que permaneça vigilante e reforça o cuidado com os criadouros aedes aegypt em suas casas, bem como o trabalho de prevenção que deve ser realizado todo dia. “ É um cuidado diário, individual e coletivo  na  limpeza e manutenção de locais que podem conter o ovo do mosquito transmissor, como potes de  flores, pneus velhos, garrafas plásticas, entre outros, um olhar cuidadoso  de cada cidadão que faz toda a diferença”.

 

Fonte: Rádio Cidade SA

Continue lendo

Ijuí

HCI recebe novo equipamento doado pelo Rotary Club Ijuí

Publicados

em

Por

A diretoria do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) representada pelo presidente em exercício Cícero Tremea dos Santos, recebeu a visita do Rotary Club Ijuí, através do presidente Carlos Eduardo Basso, acompanhado dos rotarianos Fábio Schwanke, Rodrigo Rodrigues da Silva e Luciano Furti.

O tradicional clube de serviço, veio comunicar que o próximo Baile do Chopp, agendado para o dia 18 de abril, na Sogi, com animação da Banda Indústria Musical, será novamente em benefício do HCI, como forma de ajudar a comunidade, principalmente quem precisa de atendimento médico-hospitalar. “Nos temos o entendimento que ajudando o hospital, estamos abrangendo o maio número de pessoas da nossa comunidade e também da região. Somos parceiros do HCI e sabemos da importância  de ajudar na compra de novos equipamentos”, resume o presidente do Rotary Club Ijuí Carlos Eduardo Basso.

A visita também serviu para a prestação de contas do baile de 2019, quando foi comprado um monitor desfibrilador bifásico, no valor de R$17.500,00(dezessete mil e quinhentos reais). O novo equipamento faz parte das tecnologias do Instituto do Coração. “É um equipamento de ponta que vai nos ajudar muito na rotina do Incor”, avalia o rotariano e médico cardiologista Rodrigo Rodrigues da Silva.

A parceria entre o HCI e o Rotary Club de Ijuí para aquisição de equipamentos, trouxe novas tecnologias como um sistema de digitalização de imagens, chamado CR Classic Direct View, no valor total de 125 mil reais,  com contrapartida de 30 mil reais do HCI, que serve de suporte para o serviço de radioterapia,  de um aparelho de ultrason, modelo sonoace R7 EX, onde foram investidos U$35.244 dólares, cerca de 79 mil reais e de um sistema de videobroncoscópio, que atende uma demanda de 300 exames por ano, que em média são 25 mensais, onde foram investidos R$ 131 mil reais.  

Leia também:  Multidão acompanha velório de jovem morto no Noroeste do RS

 

O presidente em exercício do HCI Cícero Tremea dos Santos, acompanhado do diretor executivo interino Genésio Gomes e do gerente administrativo de serviços Rui Protti, aproveitou para relatar que está para sair mais um projeto através da Fundação Rotária que vai beneficiar o Incor com aquisições de equipamentos como uma maca elétrica, carro de parada, para casos de emergência, monitores multiparâmetros para sala de exames e hemodinâmica, monitor de pressão arterial não invasivo e um aparelho de monitorização de batimentos cardíacos-holter 24 horas.  “ O entrosamento do hospital com o clube de serviço, mostra que a comunidade unida traz resultados positivos. Vamos nos planejar financeiramente para dar a contra partida  e assim garantir esses novos equipamentos para o nosso Incor”, disse o presidente Cícero.

Continue lendo

Destaque

Notícias no seu WhatsApp whatsapp